WORLD

A “escola mais bonita” fica em Nacumona, na província de Nampula, e acolhe centenas de crianças deslocadas pelos ataques no norte de Moçambique

No norte de Moçambique, enquanto se mantém uma situação de instabilidade e os ataques jihadistas não terminam, o futuro das jovens gerações está a ser encarado, promovendo a educação, uma verdadeira arma contra o recrutamento para grupos armados e uma garantia para o desenvolvimento futuro do país.

No dia 15 de agosto, em Nacumona, uma aldeia do distrito de Rapale, na província de Nampula, foi inaugurada a 1ª escola primária prevista pelo projeto “Construção e reforço de estruturas nas províncias do norte de Moçambique para a promoção da educação escolar e da convivência pacífica”. O projeto, financiado pela cooperação alemã BMZ e implementado pela associação Dream-Sant'Egidio, prevê a construção e a renovação de várias escolas primárias e a atribuição de pelo menos 650 bolsas de estudo para jovens deslocados, 50% das quais reservadas às mulheres.
 
A zona onde se situa a escola recebeu um elevado número de pessoas deslocadas da província de Cabo Delgado na sequência dos ataques jihadistas que tiveram início em 2017. Até agora, os alunos estudavam sem carteiras numa escola feita de matope e palha, ao passo que hoje é um edifício espaçoso e moderno (como se pode ver claramente nas fotografias).
 
Na inauguração, que teve lugar na presença do Governador de Nampula, do representante do BMZ, das autoridades locais e de cerca de um milhar de pessoas, todos disseram com convicção que esta é a mais bela escola construída até à data no distrito de Rapale.