SOLIDARITY

Os jovens não esquecem a guerra na Ucrânia

Desde o início da guerra, os jovens da Comunidade mobilizaram-se para enviar ajuda humanitária à Ucrânia, através de encontros nas universidades e de iniciativas de solidariedade, como a Ecolab de Paz

 Passaram três anos desde o início da guerra em grande escala na Ucrânia, que causou uma enorme devastação de cidades e infra-estruturas e um número muito elevado de baixas. De acordo com a ONU (dados de novembro de 2024), mais de 12 000 civis foram mortos, enquanto alguns analistas calculam um milhão de soldados mortos de ambos os lados. A situação da população é particularmente grave: uma em cada duas famílias ucranianas precisa de assistência, para não falar dos 4 milhões de pessoas deslocadas internamente e dos 7 milhões de refugiados no estrangeiro. Ler mais.

Desde o início da guerra, a Comunidade de Sant'Egidio, presente na Ucrânia desde 1991, tem-se empenhado em criar uma vasta rede de ajuda humanitária, capaz de responder às crescentes necessidades da população. Um papel importante na preparação e na distribuição da ajuda foi desempenhado pelos Jovens para a Paz. Em numerosas reuniões realizadas em universidades para apresentar os Jovens para a Paz, estes transmitiram a mensagem de que ninguém é demasiado pequeno ou jovem para fazer a diferença, mesmo perante um acontecimento tão grande e terrível como a guerra. Estes encontros mantiveram o foco na guerra na Ucrânia, que foi esquecida pelos media após os primeiros meses, mas também contrariaram a narrativa que via a guerra como um mal necessário ou inevitável, e reafirmaram o valor da paz. Os estudantes universitários foram sensíveis a esta mensagem, confirmando o forte desejo de paz dos jovens, e empenharam-se na preparação de ajuda humanitária para o Ecolab da Paz. Inaugurado em outubro de 2023, o Ecolab baseia-se no princípio da eco-solidariedade: fazer o bem aos outros enquanto se faz o bem ao ambiente. Ler mais. Graças a este princípio, os Jovens pela Paz organizaram recolhas de vários bens de primeira necessidade: medicamentos, material escolar, vestuário, brinquedos. Todos estes materiais são enviados para a Ucrânia, onde são distribuídos pela Comunidade em vários centros de ajuda. Os jovens exprimem assim a sua contribuição para a construção de um mundo em paz:

“Para construir este mundo, a ajuda humanitária é um elemento fundamental, pois é um ato de solidariedade que se opõe à lógica das armas e da destruição, da violência e da guerra, propondo, com uma ajuda concreta, o diálogo e a paz”.