No sábado, 2 de novembro, realizou-se em Kampala, na prestigiada Universidade de Makerere, um encontro entre representantes de diferentes credos e culturas, no espírito de Assis. Intitulado “Imaginar a paz”, o encontro surge na sequência do encontro realizado em Paris em setembro último.
Na presença de uma vasta audiência, maioritariamente composta por jovens, nomeadamente estudantes da Universidade de Makerere e da Universidade Metropolitana de Kampala, os oradores sucederam-se e foram retomados alguns dos temas já abordados em Paris. Em particular, foi significativo ouvir as palavras da mensagem do Papa Francisco, juntamente com o Apelo à Paz, lidas por um jovem.
Como é tradição nestes encontros, durante a cerimónia final os líderes religiosos acenderam o candelabro da paz e assinaram o Apelo à Paz, concluindo com um caloroso abraço de paz entre os participantes.
Entre os participantes contavam-se Monsenhor Gerevers Mukasa, em representação da diocese católica de Kampala, Sheikh Salim de Nakulabye, em representação da comunidade islâmica; o delegado sikh, N.H Singh; o Reverendo Mugabi Christopher, da Igreja do Uganda. O embaixador italiano Mauro Massoni também esteve presente.
Todos manifestaram o seu desejo de prosseguir o diálogo proposto pela Comunidade no Espírito de Assis.