EVENTS

Imaginar a paz: uma mensagem universal de Santiago de Cuba

dois dias de encontro e diálogo entre representantes das religiões e da sociedade civil no Espírito de Assis

Os ecos do recente Encontro Internacional pela Paz em Paris, em setembro de 2024 chegaram a Santiago de Cuba, trazendo consigo a força e a mensagem de um acontecimento que tem raízes profundas: a histórica convocação de São João Paulo II em Assis, há 38 anos. No sábado 9 e no domingo 10 de novembro, a cidade cubana reuniu-se para um momento especial de reflexão e diálogo, intitulado “Imaginar a Paz”, um encontro que deu voz a múltiplas experiências e esperanças.

O evento consistiu num simpósio inter-religioso com representantes das diferentes comunidades religiosas de Cuba (cristãos baptistas, muçulmanos, budistas da Soka Gakkai), que constituiu uma valiosa oportunidade para refletir sobre a construção de um mundo mais justo e solidário, graças às intervenções de personalidades de relevo, incluindo líderes religiosos e cívicos da comunidade local, que ofereceram uma perspetiva ampla e profunda do mundo atual, abordando temas como os conflitos em curso, o imperativo da solidariedade para com os mais pobres e a necessidade urgente de unidade e diálogo entre diferentes tradições religiosas.

No domingo, 10 de novembro, dois fortes tremores de terra abalaram o sul da ilha, mas não impediram o desejo de prosseguir o diálogo de paz. Uma oração solene na Igreja da Santíssima Trindade contou com a presença de várias centenas de cristãos, seguida da cerimónia final, que terminou com a iluminação do candelabro da paz e a assinatura do apelo.