SOLIDARITY

Lutar contra o abandono escolar nas periferias de uma grande cidade africana: em Yaoundè, a distribuição de kits escolares apoia a escolarização das crianças mais pobres

Na periferia de Yaoundé, no bairro de Mvan, concentram-se famílias provenientes dos arredores da grande cidade: pequenas cidades muito pobres, sem serviços, incluindo escolas. Muitas destas famílias não têm casa e vivem “acampadas”, na melhor das hipóteses, na rua. Para os seus filhos, o acesso à escola não é um direito fácil de exercer, precisamente devido à extrema pobreza e às condições económicas e habitacionais. O risco de abandono e desistência da escola é, por isso, muito elevado.

A Escola da Paz é um apoio educativo muito importante nesta situação: oferece um ambiente de estudo e de socialização, mas também tenta prevenir o abandono escolar com intervenções simples mas necessárias. Para os que vêm das aldeias para a cidade, é uma porta onde podem bater para obter ajuda para a educação dos seus filhos.

No início do novo ano letivo, a Comunidade de Yaoundé fez uma distribuição de kits escolares completos (desde mochilas a artigos de papelaria, uniformes, manuais escolares) para todas as crianças da Escola da Paz, sem os quais as crianças não podem frequentar as aulas. Um sinal de solidariedade para com as famílias em situação de extrema pobreza e um encorajamento para apoiar a frequência escolar dos seus filhos, primeiro passo para que possam sair da marginalização e da exclusão.