EVENTS

Em Barcelona, a paz é imaginada no compromisso de integração dos novos europeus com a Escola de Língua e Cultura

No sábado, 5 de outubro, na sala Moragues do “Centro Cultural El Born”, teve lugar a inauguração do novo ano letivo da Escola de Cultura e Línguas. O evento foi organizado pela Comunidade de Sant'Egidio e incluiu a entrega de diplomas aos alunos imigrantes que alcançaram marcos importantes em termos de literacia e proficiência linguística: da literacia ao nível B1 em espanhol e catalão. No ano passado, mais de 250 alunos inscreveram-se nas duas sedes da escola: no centro da Casa de l'Amistat e no bairro La Mina de Sant Adrià de Besòs. Muitos “novos europeus” participaram na cerimónia e celebraram os seus diplomas juntamente com os seus professores.

O evento retomou o tema do último encontro internacional para a paz em Paris, “IMAGINAR A PAZ”, para sublinhar como o encontro entre culturas e religiões contribui para a construção de um tecido de coexistência pacífica, dando uma resposta concreta ao clima de desconfiança e, por vezes, de ódio que também está a crescer na sociedade espanhola no atual contexto internacional.

A cerimónia contou com a presença de um vasto público, incluindo alunos, professores e alguns amigos e familiares dos diplomados. Entre as autoridades presentes, o professor universitário Joan Lluís Pérez Francesc sublinhou que “a paz é uma luta que começa no coração de cada um” e Sonia Fuertes, Comissária para os Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Barcelona, destacou “o valor do serviço de Sant'Egidio para construir um mundo melhor, gerando laços e ajudando a reconhecer e a descobrir o que nos une”.