Marco Impagliazzo: Em Paris, de 22 a 24 de setembro, para imaginar um mundo sem guerras

Um vídeo para apresentar o Encontro de Paz Paris 2024

 

 
Dentro de poucos dias terá início o encontro internacional pela paz, no espírito de Assis, em Paris, a capital francesa, com o título significativo de Imaginar a Paz. Concebemos este encontro e também este título, imaginando um mundo sem guerras em que a paz volte a ser uma palavra central e, para além de uma palavra, uma realidade central na vida dos povos. Passaram meses, ou mesmo anos, desde que a palavra guerra e a realidade da guerra voltaram à ser considerada normal entre os muitos povos do mundo em tantos países, e está a causar grande sofrimento, está a causar morte, destruição, deslocados, refugiados, sofrimento entre as crianças, entre os idosos, para as mulheres, para os homens.
 
Esta guerra é uma realidade dramática. Neste sentido, o espírito de Assis, este encontro em que homens e mulheres de diferentes religiões, da cultura, humanistas, políticos, se reúnem com tantos jovens para falar de paz, tem um grande significado: o de imaginar uma realidade que não existe atualmente, mas que deve ser possível para este mundo.
 
As religiões, ao lerem as Escrituras, ao irem ao fundo, digamos, das suas histórias e da sua fé, ensinam-nos que existe um além. Afinal de contas, o que é que o encontro de Assis, em 1986, nos ensinou a ver? Imaginar um mundo para além do da guerra fria, do confronto, da inimizade entre os povos? Eis que, ainda hoje, em Paris, queremos imaginar um mundo sem guerras, onde o sofrimento de milhões e milhões de pessoas acabe.
 
A voz dos jovens deve ser mais ouvida. Os jovens querem a paz, como demonstraram os jovens da Global Friendship. E é por isso que estamos em Paris. Precisamente para isso, não para fazer discursos cénicos nem para fazer mediações de paz, mas para imaginar formas de abrir novos caminhos para a paz que não se vêem hoje. E fá-lo-emos em nome de todos os povos e de todas as pessoas que sofrem com a guerra..
 
Ouvindo o grito deles. Por isso, esperamos ver-vos em Paris em grande número. A Comunidade de Sant'Egidio está feliz por continuar este caminho que há muitos anos passa pelas cidades europeias e pelas cidades deste mundo. E aqueles que não podem estar presentes em Paris podem fazê-lo através das nossas redes sociais, porque queremos realmente que esta mensagem de paz toque o coração de muitos e mude a triste realidade do mundo em guerra.


Marco Impagliazzo