PAZ

Avanços no sentido da paz no Sudão do Sul. 8 protocolos assinados em Nairobi entre o governo e a oposição no Sudão do Sul

O governo de unidade nacional e a oposição do Sudão do Sul, reunidos em Nairobi no âmbito da Iniciativa Tumaini (Esperança), assinaram os primeiros oito protocolos discutidos nos últimos três meses. Este é o primeiro resultado tangível de um diálogo político estreito que foi capaz de ultrapassar momentos difíceis e alcançar um primeiro resultado importante. Outros protocolos foram discutidos e estão prontos para serem ratificados.

Os protocolos sobre os quais se chegou a um acordo inicial vão da assistência humanitária à resolução de conflitos entre comunidades, das medidas para restabelecer a confiança entre as partes à reforma do sistema de segurança e ao papel dos garantes. Os protocolos relativos à reforma da justiça, à gestão dos recursos e das finanças e ao processo de redação da Constituição foram discutidos e estão prontos para ratificação.

LA Comunidade de Sant'Egidio, co-mediadora deste processo, viu o seu papel reconhecido por ter preparado o caminho para a redação dos protocolos, cuja base foi lançada com a Iniciativa de Roma, e pelo contributo dado durante estes meses de trabalho em Nairobi.

As dificuldades que a região do Corno de África atravessa com a guerra no Sudão, a instabilidade na Etiópia, as recentes manifestações populares no Quénia e a gravíssima crise económica no próprio Sudão do Sul não impediram, até agora, o diálogo político entre os sul-sudaneses, que souberam chegar a este primeiro acordo discutindo sem receios e com os olhos postos nas gerações futuras.