Hoje é o aniversário da morte de Floribert Bwana Chui, um irmão da Comunidade de Santo Egídio na República Democrática do Congo, assassinado em Goma a 8 de julho de 2007 por se opor à corrupção.
A SHISTÓRIA DE FLORIBERT
À memória de Floribert - cujo processo de beatificação está em curso e pelo qual é reconhecido pela Igreja como Servo de Deus - a Comunidade deu o nome de uma escola, que representa um refúgio para centenas de crianças e jovens, muitas vezes muito pobres e deslocados de zonas de guerra. Nestes dias, enquanto a cidade de Goma está sitiada pelos combates entre as milícias M23 e o exército congolês, os alunos da escola Floribert fizeram os seus exames estatais.
A ESCOLA FLORIBERT BWANA CHUI EM GOMA
A Comunidade de Goma também promoveu um concurso de música nas escolas secundárias e universidades do Kivu Norte, intitulado “Cantar a paz faz dançar o futuro”, no qual já se inscreveram mais de trinta bandas. O concurso culminará, no final de julho, num grande festival da paz para os jovens do Congo, do Ruanda e do Burundi. Unidos em nome de Floribert, um jovem cristão que se empenhou na paz e na superação de todos os nacionalismos e divisões étnicas.