Há mais de 20 anos que a Dream promove cuidados de saúde inovadores e educação sanitária no continente africano.
INo dia 24 de janeiro terá lugar na sala dos grupos parlamentares a conferência “Derrotar o HIV em África, um objetivo possível”, promovida pela Comunidade de Sant'Egidio, em colaboração com o MAECI. Entre os participantes estarão o Ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Antonio Tajani, os principais intervenientes no projeto e os Ministros da Saúde dos países onde o programa DREAM opera. A reunião constitui uma oportunidade não só para debater os desafios futuros do programa, mas também para recordar a importância que este teve para África nos últimos 22 anos.
DREAM: a história de um sonho de paz para África
Quando o vírus HIV começou a espalhar-se nos anos 90, os países do Norte global conseguiram sair da crise relativamente depressa, graças à disseminação maciça de medicamentos. Em contrapartida, os países africanos permaneceram ligados, por diversas razões, a uma abordagem preventiva da doença. Uma escolha que, embora economicamente vantajosa, condenou milhões de vidas à morte e à marginalização social o livro de Roberto Morozzo della Rocca, La strage silenziosa (ed Laterza), aborda este facto em pormenor
Foi precisamente naqueles anos que tomou forma o projeto DREAM (“Drug Resource Enhancement against AIDS and Malnutrition”), graças a alguns médicos-investigadores da Comunidade de Sant'Egidio, que propunham não só a prevenção, mas também o tratamento, com uma abordagem baseada no princípio da gratuidade. Foi em Moçambique, onde as feridas da guerra civil, terminada graças aos Acordos de Paz de 1992 promovidos pela Comunidade de Sant'Egidio, ainda eram visíveis, que o primeiro centro DREAM abriu em 2002. Para saber mais
Desde então, nos anos seguintes, foram abertos outros centros DREAM, que estão atualmente presentes em 10 países africanos. Graças à sua eficácia, DREAM passou a significar “Alívio de Doenças através de Meios Excelentes e Avançados” ("Disease Relief through Excellent and Advanced Means"). Estes centros oferecem tratamento mesmo em zonas rurais, muitas vezes privadas até de hospitais, graças também à utilização de sistemas informáticos e de apoio tecnológico. Para além do tratamento e da prevenção, os cursos de educação para a saúde são também fundamentais. Estes cursos têm o mérito de aumentar a consciencialização sobre a doença e ensinar que ser tratado não é um privilégio, mas um direito. Indispensável nesse processo é o papel da mulher, que tem papel de destaque na conscientização das comunidades e na assistência às gestantes.
A promoção do direito à saúde contribui também para a promoção da paz. O projeto DREAM ajuda a criar cidadãos mais conscientes dos seus direitos, a difundir uma cultura científica e a viver de forma mais saudável. Isto ajuda a criar comunidades mais unidas, solidárias e empenhadas, apoiando assim a construção de instituições sólidas às quais os cidadãos se sentem pertencentes.
A Conferência
No dia 24 de janeiro na Aula dei Gruppi Parlamentari em Roma terá lugar a Conferência "Derrotar o VIH em África, um objetivo possível"
Modalidades de acesso e de acreditação
Pode acompanhar a conferência em streaming no canal Youtubedi Sant'Egidio