San Salvador: Inauguração da casa família de Sant'Egidio para os idosos, dedicada a Santo Óscar Romero

O Colégio Cristóbal Colón em San Salvador acolheu a inauguração da casa família para os idosos "San Óscar Romero" da Comunidade de Sant'Egidio, que terminou com a bênção do edifício e a oração de D. José Luis Escobar y Alas, Arcebispo Metropolitano de San Salvador, e de D. Miguel Ángel Morán Aquino, Bispo de Santa Ana.

Na véspera do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado a 25 de Julho, e no Ano da Família, a abertura da casa é significativa, numa altura dificultada pela pandemia. A pobreza está a aumentar, e cada vez mais pessoas idosas vivem nas ruas ou em alojamentos improvisados.

Em San Salvador, a resposta da Comunidade a esta situação dramática foi a abertura de uma primeira "casa família", uma nova experiência para a comunidade local, que se debruça sobre as coexistências criadas por Sant'Egidio em Itália e noutros países de todo o mundo. É uma alternativa aos hospícios (lares de idosos) onde muitas pessoas vivem uma existência solitária, sem visitas de familiares e amigos.

"A ideia é de uma família que se expande com a vida dos idosos", explicou Carlos Vega da Comunidade de Sant'Egidio. "Os idosos sofrem a 'cultura do descarte', mas fazem parte da promessa evangélica, são chamados a uma vida plena ao serviço dos outros", acrescentou Bernardo Magaña, um homem idoso que será hospedado na casa.

A presença de tantos jovens e crianças na inauguração fez com que as palavras do Papa para os idosos na sua mensagem  "Eu estarei convosco todos os dias", se sentissem mais próximas, convidando todos a serem aquele anjo que nos recorda como a vida é preciosa mesmo à medida que envelhecemos.

O arcebispo de San Salvador entregou pessoalmente uma cópia da mensagem do papa a jovens e idosos, antes de entrar em casa com o bispo de Santa Ana para a cerimónia da bênção e do corte da fita.

Nasceu uma nova família, numa casa aberta a visitas e encontros entre gerações, entre idosos, jovens e crianças da Escola da Paz, em nome de Santo Óscar Romero, bispo e mártir salvadorenho, amigo dos pobres e da justiça, a quem se dá o nome da casa.

 

Link

Cobertura ao vivo do evento pela Televisión Católica El Salvador - Ir para o vídeo