A House of Friendship, uma casa acolhedora para os meninos de rua de Blantyre

Em Blantyre, no Malawi, centenas de crianças e meninos de rua povoam o mercado e as ruas do centro. A cidade é uma casa onde eles são tratados como convidados indesejados, malvistos, afastados e expulsos.

A House of Friendship, casa da Comunidade de Sant'Egidio no centro da cidade, acolhe-os todas as semanas e oferece-lhes um duche, uma refeição quente, um local seguro para descansar sussegados e muita amizade. Nestas semanas na Casa da Amizade, os meninos de rua também encontraram muitos jovens europeus que escolheram viver um verão de solidariedade no Malawi.

Um domingo, junto com os jovens de Blantyre, Gênova e Pavia, 80 crianças e meninos de rua, partiram para um passeio.

O destino final das crianças foi um belo parque com jogos infláveis e pequenos comboios, localizado em pleno centro, mas totalmente inacessível a eles. O entusiasmo dos "Blantyre children" (como preferem ser chamadas as crianças de rua da cidade) atraiu e contagiou as outras famílias presentes: crianças muito diferentes entre elas se misturaram, compartilhando a alegria de brincar juntas nm lugar como este tão bonito.

Os mais crescidos saíram da cidade para visitar um parque de diversões com muitas espécies de animais, um parque de jogos. Animados, entre girafas, zebras e antílopes, os meninos dirigiram muitas pergunta aos guias e aos amigos mais velhos que os acompanhavam e em seguida passaram o resto do dia brincando com os jogos, mesmo os meninos mais crescidos, que a vida de rua os tornou rapidamente adultos, voltaram a ser crianças.