Os Jovens pela Paz da Matola em Moçambique, através de várias palestras nas escolas, convidaram centenas de estudantes para conhecerem as muitas actividades de Sant'Egidio na cidade, como por exemplo o trabalho com os meninos de rua, com as Escolas da Paz e do Centro Nutricional.
Durante a visita foram abordadas muitas questões relacionadas com a "globalização do amor e da solidariedade" face aos desafios da cultura do individualismo e dos preconceitos. Falou-se no trabalho feito nas Escolas da Paz com as crianças de rua, do isolamento das pessoas idosas, das condições de vida de tantas pessoas marginalizadas.
Ficou visível a emoção dos estudantes ao conhecer o trabalho da Comunidade e o seu entusiasmo ao ajudar a servir o almoço aos meninos.
Os sorrisos fraternos, as danças e os jogos tornaram o momento ainda mais especial.Para muitos destes jovens, porem, não foi apenas um momento ecepcional, quanto o começo de um "movimento de paz", um compromisso dos jovens para um Moçambique mais humano.