As alterações climáticas estão a afetar duramente a Itália e o mundo, como o demonstram os fenómenos extremos que se tornaram cada vez mais comuns nos últimos anos: inundações, secas e temperaturas extremas.
Perante a pergunta “o que posso fazer” face às crises ambientais, mas também sociais e humanitárias, um grupo de jovens de Roma está a responder com um compromisso original e criativo: dar nova vida ao que é descartado e transformá-lo num instrumento de solidariedade.
Todos os sábados à tarde, no Eco Lab da Paz, os Jovens pela Paz de Santo Egídio dedicam-se a separar as roupas doadas à Comunidade, higienizando-as e preparando-as para a distribuição. Estas roupas chegarão a destinos por vezes próximos - como as “casas da amizade” de Sant'Egidio, onde os pobres e frágeis encontram ajuda concreta, mas também farão parte de carregamentos internacionais de ajuda humanitária, como os que Sant'Egidio envia regularmente para a Ucrânia desde o início da guerra.
Numa época marcada pelo consumo e pelo desperdício e com a crise climática a colocar sob pressão os recursos mundiais, a iniciativa dos “Jovens pela Paz" é um exemplo prático de economia circular e de consciência ambiental. Cada peça de vestuário reutilizada não só evita o impacto ambiental adicional da produção e da eliminação, como também se torna uma ferramenta para ajudar aqueles que se encontram em situações extremamente frágeis.
Os Jovens afirmam assim que, mesmo nos momentos mais difíceis, como os que atravessamos atualmente, é possível fazer a diferença através de gestos de solidariedade e de cuidado com o planeta, levantando os olhos para não desperdiçar os recursos que temos, mas para fazer deles um bem partilhado.