Há meses que preparam estas "férias especiais" na Grécia, angariando fundos nas redes sociais e com eventos dedicados, organizando materiais didácticos e actividades, e agora os Jovens pela Paz de Roma e de outras cidades italianas e europeias estão em Atenas, para passar algumas semanas com as crianças dos campos de refugiados de Schisto (nos arredores da capital grega) e de Corinto.
Nos dois campos há cerca de 200 crianças. Vêm de muitos países afectados pela guerra e pela pobreza, mas sobretudo da Síria, do Afeganistão, do Irão, do Iraque e do Congo. Países apenas geograficamente distantes: os seus nomes são familiares, porque se repetem na oração pela paz que se celebra todos os meses em todas as Comunidades de Sant'Egidio no mundo.
Muitas crianças são refugiadas praticamente desde o nascimento: nunca tiveram uma verdadeira casa. Conhecem a fuga e depois uma vida na estrada sem nunca chegarem a um lugar seguro.
Nestas vidas precárias, o verão com os Jovens pela Paz tornou-se, desde há alguns anos, um sinal de estabilidade. As famílias e as crianças que já estão nos campos há algum tempo esperam por elas para passar algumas semanas de passeios, visitas, jogos, amizade .... e boa comida.