Faleceu em Joanesburgo, a 10 de Junho às 19 horas, Elard Alumando. É uma grande dor para toda a Comunidade do mundo. Depois de um grave acidente de viação em 28 de Dezembro do ano passado, Elard, com a ajuda amorosa de muitos, lutou para viver e curar-se, apesar das suas condições muito difíceis de saúde. Neste período no hospital, ele sentiu-se cercado pelo amor dos nossos irmãos e irmãs nd Malawi, de Roma e de todo o mundo. Ele disse isso, embora com uma voz fraca, com gratidão clara, há poucos dias, por ocasião do seu aniversário.
Nascido numa aldeia no Malawi em 1980, tinha conhecido a Comunidade em Zomba em 1999, durante o primeiro Congresso Pan-Africano. Responsável da Comunidade no Malawi, deu um grande impulso à comunicação do Evangelho, ao serviço aos pobres, à cura e ao cuidao dos doentes.Ponto de referência para muitos e, ultimamente, do Movimento dos Jovens pela Paz, sempre tinha esperado pelo resgate de seu país, Malawi, a partir das gerações mais jovens. As Escolas da Paz foram para ele um lugar de educação à esperança e de promoção para as crianças mais desfavorecidas. Doía-lhe que muitas pequenas crianças malauianas não tvessem a chance de ter um futuro, porque sem a oportunidade de estudar. Foi no início do programa BRAVO no Malawi para dar um nome e cidadania às crianças, tirando-os para fora da invisibilidade.
Promotor de esperança em muitas áreas da vida do seu país, não concordava com a rsignação, mesmo nas situações mais graves: com DREAM, o programa para o tratamento da SIDA, lutou muito para libertar da sentença de morte tantas mulheres e crianças, muitos doentes . Ele teve um alto conceito do serviço ao povo de Malawi, para a sua saúde e promoção, o desenvolvendo um contacto fecundo com as instituições internacionais e do país. Testemunha de esperança, animou o compromisso de Eu-Dream; lutou para o resgate dos pobres, dos idosos e dos prisioneiros. Representou a Comunidade no Sínodo dos Bispos para a África em 2009. Comunicador simpático e convencedor do Evangelho, confirmou muitos na esperança e na fé. Cultivou muitos laços de amizade no mundo das Comunidades de Sant'Egidio, de que foi um membro do conselho de presidença desde 2009. Ele visitou muitas comunidades em África, na Europa, em Roma e nos Estados Unidos. Foi considerado por muitos um amigo e uma testemunha do espírito do Evangelho.
A Dyna sua esposa e às suass três filhas, a seu irmão Lawrence, a Sant'Egidio em Malawi, aos muitos que lhe amaram e apoiaram nos últimos anos, chega o abraço de toda a Comunidade de Sant'Egidio, unida na oração, na tristeza por esta perda, em memória de um cristão sincero, de um africano que acreditou na ressurreição da África.