WORLD

'Being born is not enough': o livro sobre o programa “BRAVO!” e o registo civil de crianças em África foi apresentado em Blantyre na sua edição inglesa

o dia 7 de novembro, foi apresentado em Blantyre o livro “Being born is not enough”, uma tradução inglesa do livro “Não basta nascer” sobre o compromisso do programa BRAVO! com o registo civil de crianças em África.

Foi uma oportunidade para refletir sobre o contributo que o Programa Bravo! tem dado desde 2015 para o reforço do sistema de registo do estado civil no Malawi, através da sensibilização das famílias, da formação do pessoal e da promoção do registo gratuito de bebés e crianças nos centros de saúde. Nos centros apoiados pelo BRAVO! mais de 400 000 crianças do Maláui saíram do anonimato.
 
Entre os oradores contam-se o Dr. Focus Maganga, do Departamento de Estudos da Linguagem e da Comunicação da Universidade de Ciências Económicas e Aplicadas do Malavi, o Dr. Noel Chikhungu, Diretor do Gabinete Nacional de Registo (NRB), que registou o impacto do programa na vida de milhões de crianças no Malavi, em Moçambique e no Burkina Faso, que foram resgatadas da invisibilidade.
Potipher Magombo, coordenador nacional do Programa Bravo!, explicou como o Programa nasceu da escuta dos gritos das crianças cujos direitos são demasiadas vezes violados.
 
Entre os convidados, estiveram também presentes o Diretor dos Serviços de Saúde do Município de Blantyre, Semdan Seunda, o Diretor do Planeamento e o Comissário Distrital de Blantyre, o Chefe do Serviço de Registo, representantes do Gabinete de Assistência Social, os principais responsáveis pelo registo de Blantyre, Mangochi e Balaka - onde o programa “BRAVO!” está ativo - juntamente com voluntários, amigos e jovens de diferentes partes de Blantyre.