Andrea Riccardi visitou recentemente a Comunidade de Hong Kong, onde se realizou um congresso sobre o tema 'Prece, pobres, paz: o caminho harmonioso de Sant'Egidio'.
Foram dias de escuta e reflexão que revelaram o valor da Comunidade na sociedade asiática, dominada por um modelo de desenvolvimento económico baseado na competitividade e no consumismo, que gera divisão, solidão e crise dos laços familiares, dos quais sofrem sobretudo os mais frágeis, entre os quais os jovens e os idosos.
Aqui Sant'Egidio testemunha, com a oração, a fraternidade e o serviço aos mais pobres - especialmente aos idosos e aos sem-abrigo - que é possível e necessário reconstruir um tecido humano e familiar, porque “ninguém se salva sozinho”, como recordou Andrea Riccardi, que convidou a Comunidade a “sair depressa ao encontro dos outros, porque o caminho harmonioso de Sant'Egidio constrói-se na redescoberta da alegria do encontro, na compreensão do ‘segredo’ que dá alegria: “Deveis trabalhar assim, para socorrerdes os fracos, recordando-vos das palavras que o próprio Senhor Jesus disse: 'A felicidade está mais em dar do que em receber (Act. 20, 35)”.
Sinal deste caminho harmonioso é a “Casa da Misericórdia”, onde vivem desde há alguns anos algumas pessoas que a Comunidade encontrou no seu serviço aos sem-abrigo - crescente em Hong Kong, onde são vários milhares. Recordaremos sempre o momento em que atravessámos a 'Porta Santa' desta casa”, escreveram numa carta dirigida a Andrea Riccardi agradecendo a visita, ‘que nos restituiu a dignidade e nos ensinou que os pobres não são um problema, mas são irmãos’.
O apreço pela presença de Sant'Egidio em Hong Kong foi também manifestado pelo bispo da cidade, Card. Stephen Chow, que manifestou a sua intenção de confiar à Comunidade o uso de uma igreja e de algumas instalações num bairro próximo da nova Universidade Católica, para favorecer a sua presença entre os jovens.