No aeroporto nacional de Bruxelas - Zaventem, na Bélgica, chegaram 46 refugiados afegãos na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, no âmbito dos Corredores Humanitários. Um total de nove famílias, muçulmanas e cristãs, estão a ser acolhidas em Antuérpia, Boechout, Bruxelas, Mechelen e Nivelles. A Comunidade de Sant'Egidio, juntamente com os comités locais de voluntários, ajudará estas famílias durante o processo de asilo e na sua integração na sociedade belga.
Todas as famílias que chegaram fugiram do Afeganistão após o regresso dos Talibãs em 2021 e viveram uma vida difícil no Paquistão nos últimos anos. Da história deles deu un testemunho comovente Lisa Hassani no Encontro pela Paz “Imaginar a Paz”, em Paris, há alguns meses.
Esta recente chegada faz parte do compromisso assumido por Sant'Egidio de não esquecer e não abandonar o Afeganistão e o seu povo e de garantir aos refugiados uma vida segura.
Os Corredores Humanitários são uma iniciativa humanitária da Comunidade de Sant'Egidio e dos seus parceiros ecuménicos para criar rotas de entrada legais e seguras na Europa para refugiados vulneráveis. Desde 2016, mais de 8000 pessoas chegaram assim, na sua maioria a Itália e a França. A Bélgica integrou mais de 400 refugiados que chegaram através dos Corredores Humanitários.