MIGRANTS

Em Sant'Egidio, o Comissário Europeu para os Assuntos Internos e a Migração, Magnus Brunner, encontra-se com Marco Impagliazzo: os corredores humanitários e de trabalho estão no centro do encontro

 O Comissário Europeu para os Assuntos Internos e as Migrações, Magnus Brunner, acompanhado pelo Embaixador da União Europeia junto da Santa Sé, Martin Selmayr, encontrou-se com o Presidente Marco Impagliazzo em Sant'Egidio, acompanhado por uma delegação da Comunidade. No centro das conversações estiveram os temas da migração e do diálogo inter-religioso.

O Comissário Brunner exprimiu a sua gratidão pelo trabalho de Sant'Egdiio e fez votos de uma maior colaboração com a União Europeia. Em particular, a reunião foi uma oportunidade para fazer um balanço das boas práticas dos “corredores humanitários”, um projeto iniciado em 2016 por Sant'Egidio e pelos protestantes italianos em colaboração com o governo italiano, que foi depois alargado a outros países europeus, incluindo a França e a Bélgica.

Até à data, através dos corredores humanitários, quase 9000 indivíduos vulneráveis (cidadãos sírios, afegãos, eritreus, sudaneses, somalis, congoleses e outros) chegaram legalmente e em segurança à Europa, onde foram acompanhados no processo de integração até serem totalmente independentes. Este projeto, totalmente apoiado também financeiramente pelas organizações promotoras, representa um modelo replicável a nível europeu, capaz de combinar solidariedade e segurança.

Seguindo o modelo de acolhimento e integração já experimentado pelos Corredores Humanitários, foi recentemente decidido dar vida ao projeto “Corredores de Trabalho”, destinado a quem deseja encontrar emprego em Itália e contribuir para o desenvolvimento económico do país. Por detrás do acordo está, de facto, a procura cada vez maior de mão de obra estrangeira para satisfazer as necessidades das empresas e do sector social e da saúde no nosso país.