WORLD

Sant'Egidio no Malawi, um caminho de paz num país em mudança O encontro das Comunidades e dos Jovens pela Paz por ocasião da visita de Marco Impagliazzo

Malawi é um dos países mais pequenos, mas também um dos mais densamente povoados de África. É um país de jovens: 80% dos seus 20 milhões de habitantes têm menos de 35 anos de idade.

É precisamente a geração mais jovem que está a viver um momento de profunda transformação. O Malawi só conheceu a democracia em meados dos anos 90 e durante muito tempo permaneceu à margem da globalização e da modernidade. Nos últimos anos, porém, um certo desenvolvimento criou um movimento simultaneamente de oportunidades e de desigualdades. Um exemplo: enquanto no início do milénio havia apenas cinco universidades estatais, hoje, no Malawi, há dezenas de universidades privadas e centros de formação que dão a imagem de um país animado, expressão de um vasto mundo de jovens em busca de resgate e de um futuro melhor.

Ao mesmo tempo - e pelas mesmas razões -, nos últimos anos, o Malawi tem conhecido um fenómeno crescente de emigração, num país onde as oportunidades continuam a ser escassas para os jovens.

Nestes últimos dias, representantes da Comunidade de Sant'Egidio dos vários distritos do Malawi encontraram-se em Blantyre com Marco Impagliazzo. O Presidente da Comunidade encorajou-os a enfrentar os desafios que o país está a viver, contribuindo para a construção de uma sociedade pacífica e acolhedora para com os mais pobres.

Depois reuniu-se uma grande assembleia de cerca de mil jovens, os Jovens Malawianos pela Paz, a quem o Presidente deu um mandato preciso: ser construtores de paz, na esteira do compromisso mais alargado de Sant'Egidio, nas suas escolas, universidades e onde quer que se encontrem. Três palavras guiaram a reflexão: “Amizade, Palavra, Pobreza”. Muitos jovens, nas suas intervenções, retomaram-nas, sublinhando a urgência de criar, no mundo das novas gerações, um ambiente em que a palavra do Evangelho se torne a base da amizade com todos, a começar pelas crianças das Escolas da Paz e pelos idosos, muitas vezes deixados cada vez mais sozinhos.

Por fim, na manhã de domingo, 30 de junho, reuniu-se toda a Comunidade de Blantyre, a segunda maior cidade do país. Sant'Egidio no Malawi celebra o seu 25º aniversário no próximo ano. Na assembleia, começou-se a refletir sobre como este aniversário poderia tornar-se uma oportunidade para um renovado empenho a favor dos pobres e dos mais pequenos. A celebração da liturgia eucarística, que encheu de cânticos a Casa da Amizade de Blantyre, concluiu os três dias de encontro e reflexão.