PAZ

O Prémio Zayed para a Fraternidade Humana atribuído à Comunidade de Sant'Egidio "um importante reconhecimento que reforça o nosso compromisso para com o diálogo e a paz"

“É uma grande honra para Sant'Egidio receber o Prémio Zayed para a Fraternidade Humana, instituído na sequência do documento histórico assinado pelo Papa Francisco e pelo grande Imã Tayyeb em 2019 em Abu Dhabi. Este prémio representa um forte encorajamento para continuar no compromisso em favor da fraternidade, da paz e do serviço aos mais pobres do mundo". Estas foram as palavras do Presidente de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo, sobre a atribuição do prémio Zayed 2023 à Comunidade, instituído por ocasião do encontro de 2019 entre o Papa Francisco e o grande Imã de Al-Azhar.

Agora na sua quarta edição, o prémio, que será entregue a 4 de Fevereiro em Abu Dhabi, reconhece a Comunidade de Sant'Egidio - juntamente com a pacificadora queniana "Mama Shamsa" - por ter contribuído "para a construção de um mundo mais pacífico e compassivo através do avanço dos valores da fraternidade humana e do exemplo inspirador da promoção da coexistência pacífica".

As motivações para o prémio a Sant'Egidio incluem "a contribuição para o sucesso das negociações de paz e resolução de conflitos através da diplomacia religiosa e do diálogo intercultural", citando em particular Moçambique e Guatemala. É também reconhecido o valor do programa dos Corredores Humanitários, promovido pela Comunidade desde 2016, para "a integração dos refugiados nas sociedades que os acolhem”.

 

O comunicado oficial do Prémio Zayed em língua italiana