MIGRANTS

Refugiados, recém-chegados do Líbano com os corredores humanitários de Sant'Egidio e das Igrejas Protestantes

50 refugiados sírios chegaram a Fiumicino esta manhã - Outras chegadas à Bélgica nos últimos dias

Aterraram esta manhã em Fiumicino, cinquenta refugiados sírios que vivem há muito tempo em campos de refugiados no Vale da Bekaa, no norte do Líbano ou em alojamentos precários em Beirute , num voo de Beirute. Trata-se de famílias e indivíduos que nos últimos meses sofreram uma grave deterioração das suas condições de vida devido à grave crise política, económica e social no Líbano. Entre eles encontram-se 23 menores que, devido à sua situação precária, não puderam frequentar a escola e algumas pessoas portadoras de deficiência.

IA sua entrada em Itália tornou-se possível através do sistema dos corredores humanitários promovido pela Comunidade de Sant'Egidio, a Federação das Igrejas Evangélicas em Itália e a Tavola Valdese, de acordo com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros, que desde Fevereiro de 2016 trouxeram mais de 2.400 pessoas do Líbano em segurança no nosso país. No total, cerca de 6.000 refugiados chegaram à Europa com os corredores humanitários.

As famílias que chegaram esta manhã serão alojadas em várias regiões italianas (Lazio, Calábria, Friuli, Lombardia, Piemonte, Apúlia) e serão encaminhadas para um percurso de integração: para os menores através da matrícula imediata na escola e para os adultos, com a aprendizagem da língua italiana e, uma vez obtido o estatuto de refugiado, a integração no mundo do trabalho. Os corredores humanitários, inteiramente auto-financiados (da angariação de fundos de Sant'Egidio e dos 8 por mil da Tavola Valdese) e implementados graças a uma ampla rede de recepção, representam um modelo de sucesso que combina solidariedade e segurança.

Nos últimos dias, mais uma vez graças aos corredores humanitários, 21 refugiados sírios foram recebidos na Bélgica, incluindo alguns sobreviventes do trágico naufrágio do passado mês de Setembro ao largo da costa libanesa, no qual cerca de uma centena de pessoas perderam as suas vidas.