Corredores humanitários: novo protocolo assinado para 1.000 refugiados vindos do Líbano

Foi hoje assinado um novo protocolo entre a Comunidade de Sant'Egidio, a Federação das Igrejas Evangélicas em Itália (FCEI), a Tavola Valdese e os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros para a entrada em Itália de mais mil refugiados actualmente acolhidos no Líbano através dos corredores humanitários, uma melhor prática reconhecida internacionalmente, que foi replicada com projectos semelhantes em França, Bélgica, Andorra e San Marino.

O acordo com o Estado italiano foi assinado por Marco Impagliazzo, Presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Luca Maria Negro, Presidente da FCEI, Alessandra Trotta, Moderadora da Tavola Valdese, Luigi Maria Vignali, Director Geral para os Italianos no Estrangeiro e Políticas de Migração do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, e pelo Prefeito Michele di Bari, Chefe do Departamento das Liberdades Civis e Imigração.

Graças aos dois primeiros acordos em 2015 e 2017, mais de 2.000 refugiados (na sua maioria famílias e indivíduos em condições vulneráveis da Síria) já chegaram em segurança e legalmente a Itália, com um projecto inteiramente auto-financiado que não só os salva dos traficantes e das viagens de risco no Mediterrâneo, como também facilita a sua integração no nosso país.

Os mil beneficiários do novo acordo de dois anos serão seleccionados pelas associações signatárias no Líbano e noutros países de trânsito afectados por emergências humanitárias.

"A assinatura de um novo acordo para mil admissões de refugiados vulneráveis em Itália nos próximos dois anos é um acontecimento de grande importância"
, afirma Marco Impagliazzo. "Passaram cinco anos desde o primeiro protocolo que estabeleceu os corredores humanitários e muitas coisas mudaram devido à pandemia. Infelizmente, a crise migratória agravou-se - continua o Presidente da Comunidade de Sant'Egidio - e a situação de milhões de pessoas que fogem da guerra, da fome e de condições de vida intoleráveis correm o risco de desaparecer das luzes da ribalta. Com o acordo assinado hoje, a Itália opta por fazer a sua parte. Por isso, os nossos agradecimentos vão para os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros por mais uma vez acreditarem no modelo dos corredores humanitários, a ideia mais inovadora e bem sucedida na gestão da migração, que até agora tem garantido o acolhimento e integração de 3.700 refugiados do Líbano, do Corno de África e da ilha grega de Lesbos, não só em Itália mas também em França, Bélgica, São Marino e Andorra. Tudo isto sem custos para o Estado, graças ao envolvimento activo da sociedade civil. É importante reiterar isto, precisamente quando estão em curso duas missões humanitárias que vêem centenas de pessoas da Comunidade de Sant'Egidio de diferentes países europeus envolvidas gratuitamente no apoio aos refugiados nos campos na Grécia, em Lesbos e Atenas, e na Bósnia". "Mas este acordo, assinado um ano após a terrível explosão que devastou Beirute, é também um sinal de esperança para o Líbano e visa satisfazer as necessidades de um país que atravessa uma crise política, económica e social muito grave e que, apesar disso, continua a receber o maior número de refugiados em comparação com a sua população", conclui Impagliazzo.

"Expressamos a nossa grande satisfação pela conclusão de um novo acordo e o nosso apreço aos Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros por terem reconhecido e reafirmado o valor de uma experiência, concebida e desenvolvida principalmente no nosso país", diz o Pastor Luca Maria Negro, Presidente da Federação das Igrejas Evangélicas em Itália. A assinatura de um novo protocolo para a criação de corredores humanitários confirma a validade de uma simples intuição de há seis anos: a abertura de rotas legais, seguras e sustentáveis é a alternativa mais eficaz às mortes no mar e ao tráfico de seres humanos. Esta experiência, concebida e desenvolvida em Itália, tem sido retomada noutros países europeus mas infelizmente ainda não se tornou uma política europeia. Por conseguinte, como igrejas evangélicas, continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros na Europa para pressionar os seus governos a alargar as formas legais e seguras de entrada nos seus países. A migração é o campo onde a ideia europeia corre o risco de morrer, morta pelo egoísmo nacional e pelo oportunismo político. Mas esperamos que também possa ser o tema sobre o qual a Europa redescobre a alma e a visão para a qual nasceu como uma união de povos e estados. Os corredores humanitários são um testemunho concreto do que a Europa poderia ser e poderia fazer para enfrentar com concreteza e espírito humanitário um nó que não pode ser resolvido com proclamações de segurança ou com força militar, mas apenas com a cooperação para o desenvolvimento e a protecção dos direitos humanos".