Ao largo da costa da Líbia ocorreu mais um drama da imigração, com uma estimativa de mais de uma centena de mortos segundo algumas ONG. A Comunidade de Sant'Egidio expressa antes de mais as suas condolências às famílias dos migrantes, que na sua viagem viveram o sofrimento e o abuso desde a partida do seu país até ao trágico destino nas águas do Mediterrâneo.
Um sentimento de pena que precisa de ser reafirmado face a notícias que correm o risco de passar para segundo plano neste tempo amargo de pandemia.
Sant'Egidio lança um apelo às autoridades que poderiam ter tentado resgatar o barco improvisado que se encontrava à deriva, face aos relatórios já chegados na quarta-feira, para que sejam garantidos os salvamentos no mar daqueles cujas vidas estão em perigo.
Há uma necessidade urgente de responder o mais rapidamente possível à procura de ajuda por parte dos migrantes em trânsito para a Europa, particularmente os que se encontram actualmente na Líbia, com projectos a longo prazo destinados a esvaziar locais de detenção, examinando a situação de pessoas individuais e permitindo rotas legais seguras, tais como os corredores humanitários. Ao mesmo tempo, precisamos de construir um futuro viável nos países de origem, especialmente para os jovens, com o apoio da União Europeia.
Comunicado de imprensa