Marco Impagliazzo em visita à Comunidade de Sant'Egidio na Bélgica, nos lugares da solidariedade e da amizade

Marco Impagliazzo visitou a Comunidade na Bélgica no último fim-de-semana, encontrando as diferentes realidades de Sant'Egidio

Em Antuérpia, Marco Impagliazzo encontrou os Jovens pela Paz. Com eles, dirigiu o olhar para o próximo encontro dos jovens europeus de Sant'Egidio, em Amsterdã, de 28 a 30 de Agosto, e encorajou-os: “Continuem com o que estão a fazer agora, já viram que a realidade pode mudar. Descubramos as histórias daqueles que vivem na pobreza e tornemo-nos embaixadores deles".

No sábado, ele visitou várias realidades de Sant'Egidio, que surgiram nos últimos anos nas periferias de Antuérpia, em particular em Borgerhout, Merksem, Hoboken e Left Bank. Marco Impagliazzo encontrou as crianças da Escola da Paz, o movimento "Viva os idosos", os jovens ("Friends"), as pessoas com deficiência ("Os Amigos"). Em Linkeroever, também visitou "Laudato Si'", um espaço que combina ecologia e solidariedade.

Em Merksem, Marco Impagliazzo disse: “Quando escutei os vossos testemunhos, pensei: este paraíso está na terra? O paraíso estabeleceu-se em Merksem? Pode ser! O nosso encontro de hoje é um pouco como o paraíso. Há espaço para todos. Existem muitas diferenças entre nós, mas elas não são motivo de conflito. Cada um tem a sua própria história e a sua vida, mas vivemos juntos em alegria, paz e harmonia. Aqueles que são mais fracos são ajudados por aqueles que são fisicamente mais fortes, como os jovens. Mas também os idosos saem novamente e, por sua vez, ajudam os outros. Esta é a história de uma Comunidade que nunca parou de crescer e sair. Nunca devemos manter a Comunidade por nós. Todos têm a responsabilidade de compartilhar esse paraíso com os outros".

No domingo, em Bruxelas, na comemoração do 52º aniversário presidida pelo bispo de Liège Jean-Pierre Delville, Marco Impagliazzo dirigiu aos presentes a sua saudação: “De Bruxelas, capital da Europa, temos o sonho de construir um mundo unificado sem ódio, luta e guerra. É um desejo que Sant'Egidio sempre cultivou, porque sabemos quanto o ódio e as divisões machucam as pessoas, especialmente os pobres. Adquirimos a experiência da força do Evangelho como poder de paz, reconciliação, amizade. Agora, enquanto estamos a comemorar este belíssimo aniversário, quero dizer-vos que a força do Evangelho e o amor pelos pobres e pela paz continuam sendo os principais eixos do ministério de Sant'Egidio. Este não é o programa de uma ONG ou uma instituição louvável, mas o caminho humano e evangélico de homens e mulheres que desejam contribuir para tornar o nosso mundo um lugar melhor”.