Na semana passada, no Malawi, alimentos, água potável e mantas foram distribuídos em 4 lugares no distrito de Mulanje, uma das áreas do país afectadas pelo ciclone Idai. O ciclone na sua passagem não só destruiu muitas casas, mas também causou a inundação do rio Shire, destruindo as plantações de milho e arroz, necessárias para a subsistência da população. Estima-se que existam 36.000 pessoas sem abrigo somente no distrito de Mulanje.
Estas são áreas muito rurais onde as casas são construídas com meios pobres e facilmente podem desmoronar se forem atingidas pela chuva forte e pelo vento. Uma parte dos deslocados está alojada em escolas, outras em campos improvisados. Os voluntários da Comunidade de Sant'Egidio da área, desde o início têm ajudado especialmente os idosos reconstruindo as casas eles, as a maioria dos deslocados estão com fome, então começou-se a distribuir kits com farinha, óleo, feijão, sal , açúcar para os chefes das famílias, para garantir a subsistência de toda a família por pelo menos 15 dias.
Até o momento, 730 famílias foram alcançadas no distrito, as distribuições continuarão nos próximos dias, embora isso nem sempre seja possível devido às contínuas chuvas incessantes que estão a cair sobre o país.
CONTINUE A APOIAR O COMPROMISSO DE SANT'EGIDIO EM MALAWI E MOÇAMBIQUE