Natal de 2018
Queridos amigos
O Natal de Jesus é anunciado pelo anjo que diz que haverá grande alegria para todo o povo. E um sinal será dado: um menino envolto em panos, que é deitado numa manjedoura, num lugar onde, normalmente, estão os animais.Todavia, Jesus nasce precisamente neste lugar tão humilde e tão pobre.
ma grande alegria. O Natal é uma festa, e é uma festa para olhar para o futuro e olhar para o futuro com confiança.
ASSISTA AO VÍDEO
Quando falamos de meninos que nascem, pensamos imediatamente no futuro. A tradição oriental fala-nos de uma criança que rejuvenesce a humanidade. No Natal, todos seremos mais jovens, porque olharemos não para nós mesmos, com os nossos problemas, com as nossas dificuldades, com o nosso envelhecimento, mas olharemos para um menino que nasce para todos nós. E este menino, como qualquer menino que nasce numa família, torna alegres as pessoas, mas também tem outra grande qualidade: nos une ao redor dele, isto é, supera a solidão em que cada um de nós é, supera a solidão em que muitas pessoas infelizmente vivem, sejam elas ricas ou pobres, sejam elas abastadas ou em dificuldade. Porque a solidão pode alcançar a todos nós.
Em vez disso, no Natal vivemos um momento de família, estamos todos juntos. E é lindo que no Evangelho esteja escrito que a alegria será para todo o povo. Para nós, de Sant'Egidio, isso é particularmente verdadeiro. O Natal é a festa de todos, porque todos estão a busca à da alegria do Natal. Buscá-lo-emos aqui, nesta basílica de Santa Maria in Trastevere, no grande almoço de Natal, que no entanto viverá em muitos países do mundo e em muitas situações diferentes.
Mas também gostaria de dizer que todos os povos buscam a alegria e o futuro, mesmo aqueles povos para os quais o Natal não tem o mesmo sentido que tem para nós cristãos. E isso é muito bonito, é bem verdade. Porque o Natal une, em certo sentido, o mundo inteiro, todos os povos, todas as culturas, mesmo aqueles que não conhecem Jesus. Porque todos, em qualquer idade, precisamos ver que há futuro e viver com alegria. Então, meu desejo é que este Natal seja verdadeiramente um Natal de alegria para todos, que é precisamente o significado do almoço de Natal da nossa Comunidade e é o sentido do Natal em que ninguém é excluído, em que todos são convidados, em que se confunde aqueles que servem e aqueles que são servidos e onde há realmente um lugar para todos.
Porque todos têm o direito de não estar sozinho, no Natal, mas também em todos os dias das suas vidas: todos têm direito à alegria, todos têm direito ao futuro. Penso particularmente nos migrantes, que são muitos e em busca de um futuro, penso isso para todos os países e os povos que ainda vivem o drama da guerra e da violência. Para que a paz seja o futuro de todos. Este é o desejo que vem de Sant'Egidio: um Natal de alegria, um Natal de paz, um Natal em que há espaço para todos.
Feliz Natal!
Marco Impagliazzo
Presidente da Comunidade de Sant'Egidio
e quiser nos ajudar ... descubra como>