Side event de Sant'Egidio na Conferência Internacional sobre a Segurança de Munique de Baviera

O diálogo inter-religioso no caminho da paz e da protecção das minorias no Oriente Médio

Na Conferência Internacional sobre a Segurança de Munique de Baviera, a Comunidade de Sant'Egidio organizou, em colaboração com a Fundação Hanns-Seidel, uma conferência sobre o tema "Situação dos cristãos e dos refugiados Yezidi nos Países vizinhos da Síria", na presença do Ministro Federal para a cooperação económica e desenvolvimento, Gerd Müller, representantes do minorias cristãs e Yezidi da Síria e do Iraque, o relator especial das Nações Unidas sobre a liberdade religiosa e ideológica, Prof. Heiner Bielefeldt, e o Arcebispo Schick, presidente da Comissão para a Igreja universal da Conferência Episcopal alemã.

Vários participantes mencionaram a este respeito o modelo dos encontros inter-religiosos no espírito de Assis, organizados desde 1987 pela Comunidade de Sant'Egidio. 

O Prof. Klaus Reder da Comunidade de Sant'Egidio afirmou a necessidade de resolver o conflito, a partir do envio de ajuda humanitária para aliviar o sofrimento da população nas regiões em crise. Ele falou sobre o novo projecto-piloto da Comunidade de Sant'Egidio e da Federação das Igrejas Evangélicas na Itália, para o estabelecimento de canais humanitários em colaboração com o governo italiano, que emitirá vistos para os refugiados sírios no Líbano e outros refugiados na África Subsariana em Marrocos, de modo que eles possam entrar de forma segura na Itália, onde, por conseguinte, requererão asilo político. Este projecto é um modelo para evitar novas vítimas no Mediterrâneo, e pode ser imitado por outros países europeus no futuro.