Domingo 23 e segunda-feira 24 de fevereiro, em Jacarta, realizou-se um congresso de todas as comunidades de Sant'Egidio do Sudeste Asiático - da Indonésia, Filipinas e Timor Leste - reunidas pela primeira vez por ocasião da visita de Andrea Riccardi.
Um momento de alegria e de festa, como se viu no acolhimento das crianças, nos cânticos e nas danças que o saudaram à sua chegada, mas também de escuta, reflexão e debate sobre o tema " Prece, pobres, paz. Uma profecia de misericórdia e de esperança”, que permitiu olhar juntos para o panorama complexo do vasto arquipélago que abraça os três países e reafirmar a vocação de viver juntos entre povos, línguas e etnias diferentes.
“Nascestes como filhos de um mundo de ilhas, mas não estais destinados a viver como ilhas - disse Andrea Riccardi - porque sois filhos de uma Comunidade, que é a mãe de uma família no mundo!
Uma família na qual muitos são jovens: na Indonésia 40% da população tem menos de 25 anos, nas Filipinas e em Timor Leste a percentagem é ainda maior. Neste mundo, “os jovens são ensinados a pensar em si próprios e a concentrar-se na competição. Porque tudo é competição: o trabalho, o dinheiro, a vida social. A lei é: pensa em ti!” e isto também tem consequências graves: o aumento do isolamento social, os suicídios de jovens, o nascimento de ‘gangs’ violentos, tão prevalecentes sobretudo em Timor-Leste.
Neste contexto, as Comunidades têm a missão de “criar pontes de amizade, quebrar a solidão com palavras e gestos” e fazer crescer a amizade com os pobres, porque “quem ajuda um pobre muda o mundo inteiro”.
O primeiro dia da conferência terminou com uma liturgia, presidida pelo bispo de Padang, D. Vitus Rubyanto. O entusiasmo dos cânticos e a oração comum exprimiram a alegria do apelo a sermos uma grande família unida na Ásia.