WORLD

Uma delegação da Comunidade em audiência com o novo Presidente de Moçambique, Daniel Francisco Chapo: “Sant'Egidio, um recurso para o desenvolvimento e a paz”.

Uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio encontrou-se, no dia 20 de janeiro, com o novo presidente de Moçambique, Daniel Francisco Chapo.

Um encontro que se insere no compromisso pela paz e pelo desenvolvimento do país que a Comunidade leva a cabo desde os anos 80 e que nunca parou, mas que se intensificou e, particularmente nos últimos anos, viu Sant'Egidio próximo das populações afectadas pela violência no norte do país.

Durante a longa conversa com a delegação, composta por Maria Chiara Turrini, Rolando Curzi e Nelson Moda, o Presidente mostrou uma clara consciência do papel desempenhado pela Comunidade, que ele próprio teve a oportunidade de encontrar em numerosos cenários, a partir da paz assinada em 1992. O Presidente sublinhou também, em particular, a importância dos programas DREAM e “Bravo!”, que respondem a necessidades primárias para o desenvolvimento de Moçambique.

No ano que agora se inicia, em que se assinala o 50º aniversário da independência, há necessidade de reformas que contribuam para a harmonia social e o desenvolvimento do país, porque, afirmou: “Não há desenvolvimento sem paz”. Neste sentido, a presença da Comunidade de Sant'Egidio representa um recurso para o presente e o futuro de Moçambique.