PAZ

1000 dias após o início da guerra na Ucrânia, liturgia pela paz em Santa Maria in Trastevere presidida pelo Cardeal Matteo Zuppi

Mil dias após o início da guerra em grande escala na Ucrânia, realizou-se na basílica de Santa Maria in Trastevere uma liturgia para invocar a paz.

Presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Matteo Zuppi, na basílica apinhada de pessoas, a liturgia contou com a presença da primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, de Laura Mattarella, em representação do Presidente da República Italiana, e das primeiras-damas da Sérvia, da Lituânia e da Arménia, do presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo, e do fundador Andrea Riccardi, bem como de uma numerosa delegação do corpo diplomático de vários países.

«A paz - disse o Cardeal na sua homilia - nunca é fraqueza, mas força, se for garantida seriamente num quadro credível. E é claro que esta é a responsabilidade da comunidade internacional, e nisto penso em particular na Europa, que nasceu precisamente para imaginar a paz impensável entre povos que se combateram durante séculos, uma comunidade internacional que não é apenas daqueles que têm o poder e o dever de decidir, mas de todos, nessa pressão para criar condições novas, fortes, claras, para encontrar soluções, justas e dentro da lei. É preciso fazer muito mais e com mais coragem. O Papa Francisco não pára de o pedir. Não deixemos de pedir a Deus o dom da paz»