WORLD

Kits escolares, distribuição de alimentos e projectos de reintegração para crianças de rua: fins-de-semana de solidariedade de Sant'Egidio na Costa do Marfim

Numa cidade como Abidjan, uma metrópole da Costa do Marfim caracterizada por profundas desigualdades, o município de Cocody representa o rosto da riqueza, mas no bairro de Angré existe uma outra realidade: a dos jovens de rua, muitas vezes esquecidos e abandonados a si próprios. Aqui, Sant'Egidio optou por não fechar os olhos e, juntamente com muitos jovens, continua a tecer laços de amizade e de apoio concreto, oferecendo não só ajuda material, mas sobretudo uma presença constante que fala de solidariedade e de esperança.

No sábado 12 de outubro, como todos os sábados, a Comunidade deslocou-se à igreja “Carrefour Prière” e “Le Chandelier” para se encontrar com estes jovens e passar um momento de partilha.

Durante o encontro, ofereceram uma refeição e dialogaram com os jovens, ouvindo as suas histórias e discutindo as possibilidades de reinserção familiar e social, uma iniciativa que há anos visa melhorar as perspectivas de vida destes adolescentes, facilitando um possível regresso às suas famílias, um início no mundo do trabalho e, para os mais novos, a inscrição na escola.

Desde há alguns meses, o serviço foi alargado e, para além da distribuição de kits alimentares e da presença de alguns médicos que prescreveram tratamentos para as doenças mais frequentes das pessoas que vivem na rua, como as doenças dermatológicas.

A mesma atividade é também levada a cabo por Sant'Egidio em Bouaké, a segunda maior cidade da Costa do Marfim, onde Sant'Egidio fez outro gesto significativo: no domingo 13 de outubro de 2024, os jovens da Comunidade distribuíram kits escolares a cerca de cinquenta crianças do bairro de Koko. Para muitas delas, de facto, o acesso ao material escolar de base não é um dado adquirido, e a iniciativa representa uma oportunidade concreta de participar na vida escolar com dignidade e esperança. Ao recolher donativos de material escolar, Sant'Egidio não está apenas a responder a uma necessidade material, mas também a reforçar o sentido de comunidade que é a base para a construção de uma sociedade mais justa e coesa.