DATES

Vigil for Peace: em memória dos bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki, uma vigília pela Paz em Nova Iorque, de 6 a 9 de agosto

É possível juntar-se à oração pela paz através do site

Na manhã de segunda-feira, 6 de agosto 1945, quando ainda era domingo à noite em Nova Iorque, a Força Aérea dos EUA lançou a primeira bomba atómica sobre a população de Hiroshima. Três dias depois, na manhã de quinta-feira, 9 de agosto de 1945, a Força Aérea dos EUA lançou a segunda bomba atómica, muito mais potente, sobre a população de Nagasaki.  No domingo, 2 de setembro de 1945, o Imperador do Japão rendeu-se incondicionalmente. Os bombardeamentos nucleares das cidades de Hiroshima e Nagasaki continuam a ser os dois únicos casos de utilização deliberada de armas nucleares numa. 

Entre a noite de segunda-feira, 6 de agosto, e a noite de quarta-feira, 9 agosto (em Moçambique, da 01h00 de 6 de agosto às 04h00 de 9 de agosto), realizar-se-á uma Vigília em Nova Yorque, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e Maria  (325 E 33rd St, NY 10016) para que todos, amigos, grupos, comunidades e famílias, rezem pela paz e pelo fim dos numerosos conflitos que ocorrem no mundo. A Vigília é um dos muitos resultados da Oração pela Paz, iniciada pelo Papa João Paulo II em Assis em 1986 e continuada todos os anos desde então pela Comunidade de Sant'Egidio (próximo evento em setembro em Paris).

Será possível participar na Vigília de Oração virtualmente através de streaming (aqui) a partir de todo o mundo.
 
Pode participar enviando as suas orações por correio eletrónico para [email protected]. Todas as orações serão lidas durante a vigília.
 
O Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) aarticula o compromisso da humanidade com o desarmamento nuclear através de consultas contínuas para compreender e delinear formas e meios de avançar e, assim, alcançar o desarmamento nuclear. O TNP tornou-se lei internacional em 1970 e foi ratificado por 190 governos. 
 
A Igreja Católica sempre apoiou a abolição das armas nuclearesSão necessários esforços e trabalhos mais intensos para alcançar este objetivo, especialmente quando a produção e o uso de armas "convencionais" estão a crescer dramaticamente. Todos os países, e em particular os Estados Unidos, estão a "modernizar" o seu arsenal de armas nucleares para as tornar muito mais eficazes, ao mesmo tempo que "modernizam" os meios de apontar e lançar essas armas. O Novo Tratado START, o último tratado sobre armas nucleares entre os EUA e a Rússia, que entrou em vigor em 2011, terminará em fevereiro de 2026.
 
A vigília é organizada pela Comunidade de Sant'Egidio com a ajuda de paróquias, voluntários e organizações, incluindo o Catholic Peacebuilding Network. 

Acompanhe a vigília em tempo real


Esta pintura foi realizada em 2022 nas Oficinas de Arte de Sant'Egidio, em Roma. Retrata Hiroshima após o bombardeamento nuclear de 6 de agosto 1945.

Para mais informações:  

  • enviar e-mail para [email protected] 
  • Susan Cangiano (917 817 3919)
  • Thomas Murphy (646 209 2755).