As fortes chuvas que atingiram recentemente a cidade de Kampala, no Uganda, trouxeram consigo muitos problemas, especialmente para as pessoas que vivem nas zonas mais vulneráveis da cidade.
Namwongo é o bairro de lata mais pobre e o segundo maior de Kampala. Construído à beira do pântano que liga ao Lago Vitória, está situado na parte mais baixa da capital do Uganda, que se estende por uma vasta área montanhosa. Quando chove, a água aflui para as casas pobres do bairro de lata, que ficam assim sujeitas a inundações frequentes, que não só as danificam - e por vezes destroem - como também provocam infecções e doenças.
Em Namwongo, a pobreza é extrema. Calcula-se que uma família típica sobreviva com menos de 1 dólar por dia. Sessenta por cento da população são crianças, mas há também muitos idosos, na sua maioria sozinhos.
É destes "pobres entre os pobres" que a Comunidade de Sant'Egidio cuida, levando regularmente alimentos e cuidados médicos.
Recentemente, devido às fortes chuvas, o bairro de lata de Namwongo voltou a inundar e muitas casas de idosos foram destruídas.
Os jovens da Comunidade de Muyenga - um bairro no alto das colinas - apressaram-se a reconstruir as casas e a devolver-lhes um teto.