No dia 19 de outubro foi oficialmente inaugurada em Lahorea casa “Viva os idosos”, a primeira casa para idosos da Comunidade de Sant'Egidio no Paquistão, aberta no passado mês de Julho.
A cerimônia aconteceu na presença do Arcebispo de Lahore, Mons. Francis Sebastian Shaw, que foi ao bairro cristão de Youannabad para a bênção da casa e depois presidiu a liturgia de ação de graças. Sadia Iqbal, responsável pela Comunidade de Sant'Egidio de Lahore, explicou como esta casa é fruto de uma reflexão feita por ocasião da visita de Andrea Riccardi ao Paquistão em Janeiro passado, que despertou o sonho de criar um local de acolhimento para idosos - especialmente as mulheres - muitas vezes abandonadas e sem meios.
“Trabalhando para realizar esse sonho, percebemos o quão grande é o número de idosos pobres e solitários”. Na verdade, é um fenómeno crescente no Paquistão, onde não existe pensão social ou outras formas de segurança social e, sobretudo, muitas mulheres idosas, especialmente as viúvas, encontram-se num estado de pobreza total. “Por isso”, concluiu Sadia, “a casa representa o sonho de devolver uma família a quem a perdeu, mas também de construir um mundo mais humano, onde o abandono e a indiferença sejam superados pela solidariedade”.
Zinet, um dos idosos hóspedes da casa, disse: "Tenho 4 filhos mas quando eles se casaram ninguém pôde me levar para casa com eles. Fiquei sozinho e não conseguia nem comer, daí o convite para morar aqui veio, uma verdadeira bênção para minha vida, a bênção que eu nem ousava esperar e pela qual agradeço ao Senhor todos os dias."
Depois da liturgia, uma celebração aberta a todo o bairro reuniu nesta casa a Comunidade de Sant'Egidio de Lahore, sinal de esperança e de unidade entre gerações.