O terrível terramoto que atingiu a Turquia e a Síria causou milhares de vítimas e a destruição de uma vasta e populosa área. As imagens desta tragédia estão hoje em dia diante dos nossos olhos e mostram o sofrimento das populações já afectadas por 12 anos de guerra. Não podemos ficar indiferentes.
Estamos em contacto com a Igreja Latina da Síria e com muitas famílias sírias, através dos refugiados que chegaram com os corredores humanitários. Infelizmente, alguns ouviram dizer que perderam familiares. Trata-se de uma situação grave e angustiante que afecta o povo sírio, onde a guerra já tinha trazido uma enorme destruição. Há também uma epidemia de cólera em curso, e as instalações sanitárias do país são destruídas.
A Comunidade de Sant'Egidio, através das comunidades cristãs na Síria, prepara-se para enviar ajuda humanitária urgente especialmente para Aleppo e Idlib. Pedimos a todos que apoiem este compromisso com um gesto de solidariedade.
(clique aqui para todos os métodos de doação)
A Comunidade lançou também um apelo para a suspensão das sanções contra a Síria a fim de facilitar o acesso à ajuda internacional LEIA
No vídeo, os testemunhos dos refugiados sírios