POPE

O Papa Francisco no Congo encontra-se com activistas de DREAM e representantes de Sant'Egidio em Kinshasa e Kivu. A voz das crianças da Escola da Paz

No primeiro dia da sua visita ao Congo, o Papa Francisco encontrou-se com delegações de pessoas do país envolvidas em obras de caridade e solidariedade. Entre eles encontravam-se representantes da Comunidade de Sant'Egidio de Kinshasa e Kivu (Goma, Kikwit, Kenge) dos doentes e activistas do Centro DREAM com o nome de Floribert Bwana Chuyi.

Julien Neze, Director do centro DREAM em Kinshasa, apresentou ao Papa o trabalho de DREAM nestes 11 anos de serviço no centro de Bibwa, uma excelência para os seus laboratórios moleculares de última geração, que permitiu o nascimento de mais de 1000 bebés saudáveis. Foi oferecido ao Papa um grande quadro, pintado por um paciente em tratamento no centro, para representar a sua beleza. O discurso completo (de Vatican.va)

Aline Minani, e Jean Jacques Bakinahe, representando a Comunidade de Goma, ofereceram ao papa um livro de desenhos das crianças da Escola da Paz com o nome de "Floribert Bwana Chui", cuja biografia eles deram ao papa. Estas imagens retratam o drama da guerra, a violência e os muitos refugiados em fuga, mas também a grande esperança de paz que já se realizou na Escola da Comunidade.

Ao agradecer os presentes e os testemunhos, o Papa recordou que: "Neste país, onde há tanta violência, que ressoa como o estrondo de uma árvore abatida, vós sois a floresta que cresce todos os dias em silêncio e torna o ar melhor, respirável. Claro que a árvore que cai faz mais barulho, mas Deus ama e cultiva a generosidade que silenciosamente brota e dá frutos, e põe os seus olhos com alegria naqueles que servem os necessitados.”