Na República da Guiné, um país de 13,7 milhões de habitantes (Banco Mundial, 2021) situado na costa da África Ocidental, a crise devida em parte ao conflito russo-ucraniano provocou um aumento significativo dos preços dos combustíveis e dos alimentos, exercendo uma tensão sobre a resiliência das famílias.
Na Guiné, o contexto epidemiológico é dominado por doenças transmissíveis (malária, tuberculose, VIH, doenças tropicais com potencial epidémico como o Ébola, cuja difícil gestão durante a epidemia de 2014-16 mostrou todas as deficiências do sistema) e caracterizado por uma morbilidade e mortalidade ainda elevadas.
DREAM trabalha no país desde 2006 e tem mais de 4.000 pessoas com HIV em tratamento em Conacri e nas províncias de Coyah e Dubréka.
Hoje, graças ao projecto 'A.S.I.S.T. - Access to an Integrated Health System for TB/HIV Services' DREAM em conjunto com a Unitorvergata pretende trabalhar para reduzir a mortalidade e incidência do VIH/SIDA no país, aumentando o acesso da população de Conakry, Coyah e Dubréka a serviços de saúde gratuitos e de qualidade para o VIH/TB.