Delegação de Sant'Egidio na Tanzânia para reforçar a colaboração sobre diálogo, paz e iniciativas humanitárias em África

Uma delegação da Comunidade deslocou-se à Tanzânia onde teve encontros com várias autoridades do país, em particular o antigo Presidente da República Jakaya Kikwete e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Liberata Mulamula. Foi também uma oportunidade para se encontrar com o Secretário da Conferência Episcopal e saudar os bispos reunidos para uma formação.

O encontro com a Ministra Mulamula foi muito cordial e teve como objectivo reforçar a relação de estima e confiança estabelecida desde a sua participação na oração pela paz em Madrid. O Ministro quis sublinhar a estima pela Comunidade pelo seu trabalho em prol da paz e do diálogo inter-religioso e mostrou grande satisfação pela presença da Comunidade na Tanzânia.
Durante a reunião foi abordada a difícil situação no Norte de Moçambique: a grave crise humanitária com centenas de milhares de refugiados e a necessidade de intervenções no seu apoio, o reforço das comunidades locais e a intervenção dos países da região e da União Europeia para conter a violência da insurreição.

Debateu-se também sobre o Sudão do Sul, a República Centro-Africana e outros países da região, bem como a possibilidade de reforçar as relações entre a Comunidade e o Governo da Tanzânia e a Comunidade da África Oriental, com sede em Arusha, através de relações bilaterais.