"A new life": a nova vida de uma família afegã da etnia Hazara chegada a Itália da ilha de Lesbos

Do Afeganistão, através da ilha de Lesbos, à capital da Lombardia: uma longa e difícil viagem, mas graças aos corredores humanitários encontraram uma meta: uma casa, no sul de Milão, e sobretudo a perspectiva e a esperança de recomeçar.
Tendo aterrado num grupo de quarenta refugiados no aeroporto de Fiumicino a 17 de Maio a família, uma mãe e três filhos, tinham ficado retidos em Lesbos durante dois anos e tinham vivido o momento dramático do grande incêndio de Setembro de 2020, que tinha destruído o campo de refugiados de Moria.
Hoje, começar de novo significa também a possibilidade dos três jovens irem à escola, Esta notícia é particularmente importante porque chega apenas algumas semanas após o ataque em Cabul, no Afeganistão, que atingiu uma escola no bairro Hazara da cidade, matando 55 pessoas, na sua maioria estudantes.
A história desta família mostra como, graças aos Corredores Humanitários, é possível dar uma nova vida longe da guerra, do terrorismo e da violência, a eles e às mais de 3.500 pessoas que desde Fevereiro de 2016 até hoje, conseguiram chegar em segurança, protegidas dos traficantes de seres humanos, em Itália, França, Bélgica e Andorra.
Uma nova vida, "a new life", como exclamou uma das três jovens, emocionada, ao chegar à Estação Central em Milão.