Thanksgiving de solidariedade em Nova Iorque: Sant'Egidio celebra-o na rua com os sem-abrigo

O tradicional Thanksgiving Parade deste ano em Nova Iorque foi celebrado de forma reduzida devido às restrições da pandemia. O Dia de Acção de Graças, que para todos os americanos é tradicionalmente um evento esperado e dedicado às reuniões familiares, tem visto a cidade aparentemente meio vazia e deserta.

A Comunidade de Sant'Egidio saiu à rua para dar a festa aos seus amigos sem-abrigo. Cerca de 250 pessoas receberam almoços e prendas embrulhadas, preparados na Igreja Católica da Epifania, onde a Comunidade reza tomais de dez anos peladas as semanas.

A distância física não se torna separação de amigos que recebem regularmente visitas pela Comunidade  há mais de dez anos. Isto despertou neles a gratidão por não se sentirem deixados sozinhos.



Foi um encontro alegre, em que voltaram à memória recordações de muitos momentos passados juntos - as festas passadas de Acção de Graças, o Natal, piqueniques no parque, juntamente com a certeza de uma amizade que não pára diante das dificuldades de encontro impostas pelas regras do distanciamento. Para aqueles que vivem na rua é um momento particularmente difícil: os efeitos da pandemia pesam ainda mais sobre os pobres. Mas foi uma festa para todos: mesmo aqueles que participaram na preparação e na festa experimentaram a verdade das palavras do Papa Francisco "estamos todos no mesmo barco", vivendo uma Festa de Acção de Graças verdadeiramente especial com os pobres.