O Papa Francisco confia à Comunidade de Sant'Egidio uma casa para acolher os refugiados dos corredores humanitários. Um gesto de generosidade para com os migrantes pelo qual estamos profundamente gratos

O Comunicado da Esmolaria do Vaticano

O Papa Francisco decidiu que uma casa que lhe foi doada pelas Irmãs Servas de Maria fosse confiada à Comunidade de Sant'Egidio para o acolhimento dos refugiados que chegam a Itália através dos corredores humanitários. A Comunidade de Sant'Egidio está profundamente grata ao Papa e ao cardeal Krajewski por este gesto de generosidade para com os migrantes que virão para Itália.

O Esmoler do Papa, Cardeal Konrad Krajewski afirma isso num comunicado:

"Em resposta ao convite do Papa Francisco, que na encíclica "Fratelli tutti" renova várias vezes a necessidade de preparar um acolhimento adequado aos migrantes que fogem de guerras, perseguições e catástrofes naturais, as Irmãs Servas da Divina Providência de Catânia, decidiram oferecer ao Papa Francisco, através da Esmolaria Apostólica, por empréstimo gratuito, o seu edifício na Via della Pisana.

O edifício, que leva o nome de Villa Serena, tornar-se-á um abrigo para refugiados, especialmente para mulheres solteiras, mulheres com menores, famílias em estado de vulnerabilidade, que vêm para Itália com os Corredores Humanitários. A estrutura terá capacidade para acomodar até 60 pessoas e terá como objectivo principal receber refugiados nos primeiros meses após a sua chegada, para em seguida os acompanhar nos percursos de autonomia de emprego e de alojamento.
Esta casa de abrigo é confiada à Comunidade de Sant'Egidio que, como é sabido, desde 2015 abriu os corredores humanitários para os refugiados sírios, do Corno de África e por último da Grécia, em particular da ilha de Lesbos. Até agora, mais de 2600 pessoas foram acolhidas e acompanhadas no processo de integração, incluindo um grande número de menores".