"No more walls". Em Berlim, crianças e jovens manifestam-se para ultrapassar a lógica dos muros que dividem o mundonunca mais muros

“No more walls”, nunca mais muros. m Berlim, um evento colorido das crianças da Escola de Paz de Sant'Egidio é uma oportunidade para reflectir sobre os muitos muros que dividem o mundo.
Na plateia há mais de 25 nações diferentes, entre amigos e familiares de jovens e crianças que partilharam os seus pensamentos e as suas histórias de integração a partir do palco.
Palavras que querem ultrapassar a lógica dos muros, desde as fronteiras armadas e de arame farpado que encontram os refugiados do mundo, até aos muros "invisíveis" na cidade que separam aqueles que estão sozinhos e pobres de tudo o resto.
"O período do coronavírus deixou-nos claro que estamos todos no mesmo barco", dizem os organizadores, que dedicaram uma reflexão especial aos refugiados de Lesbos, afectados pelo grave incêndio no campo de Moria. Os Jovens pela Paz relataram como neste período marcado pela pandemia não esqueceram os distantes e vizinhos, tais como os idosos que não podiam sair de casa e as crianças que tinham perdido o contacto com a escola.
O evento foi enriquecido pelo testemunho de Somajah, de 10 anos, do Afeganistão, que disse com simplicidade: "não importa a cor das suas mãos. De fora parecemos todos diferentes, mas dentro do nosso coração somos todos iguais". Mãos que, juntamente, podem construir a paz, ensinam os mais pequenos abordando a sua mensagem na praça em Berlim, com todas as precauções necessárias por causa do coronavírus.