2 de Agosto: recordamos o extermínio dos Roma (ciganos) e dos Sinti em Auschwitz. Quando 4000 pessoas foram mortas num único dia

A 2 de Agosto de cada ano, faz-se a memória da liquidação do "Zigeunerlager" do campo de Auschwitz-Birkenau. Desde a noite de 2 de Agosto de 1944 até ao dia seguinte foram mortas 4000 pessoas nas câmaras de gás. A maioria eram mulheres e crianças. Fizeram parte dos 23.000 ciganos e Sinti (Zigeuner, como foram definidos nos documentos) que foram deportados para Auschwitz.

Há alguns anos atrás, foi estabelecido o Dia da Memória do Genocídio dos Roma
, o dia em memória do genocídio dos Roma e dos Sinti durante a Segunda Guerra Mundial, definido na língua romanì como Porrajmos (devorador) ou Samudaripé (extermínio) que causou meio milhão de vítimas desta população.

A memória do porrajmos é uma oportunidade para reflectir sobre o mal gerado pelas ideologias racistas, que prepararam o terreno para a discriminação e a aniquilação nos campos de concentração e exterminação. É uma história de desprezo e perseguição da maior minoria da Europa. É uma ferida no continente europeu, que questiona as consciências sobre quantas palavras e atitudes violentas ainda são dirigidas ao povo cigano e a que distância está a plena integração escolar, sanitária e habitacional de uma minoria muito jovem, ainda constituída principalmente por menores.

O compromisso de Sant'Egidio. Entrevista em Vatican News »