Esta manhã, o Papa Francisco recebeu Andrea Riccardi em audiênciai.
Entre os temas abordados com o fundador da Comunidade de Sant'Egidio, em primeiro plano a protecção dos idosos nas nossas sociedades, contrastar um " cuidado de saúde selectivo " e um novo sistema que se focalize nos cuidados e na assistência em casa, também à luz do número muito elevado e inaceitável de vítimas entre os idosos nos lares pela Covid-19 em Itália e na Europa.
Riccardi recentemente promoveu um apelo internacional “Sem idosos não há futuro”, que já recolheu milhares de assinaturas.
Foi também expressa uma forte preocupação ao longo da audiência, com as regiões do mundo onde a guerra não parou, mesmo neste tempo de pandemia. Quanto aos campos de refugiados e de detenção onde os migrantes sofrem particularmente neste momento, privados de apoio concreto, a começar pela alimentação, e para os quais parece urgente implementar os corredores humanitários, um modelo de acolhimento e integração, que a Comunidade, com as Igrejas Evangélicas e mais tarde a CEI, activou desde 2016, e que hoje são considerados uma boa prática a nível internacional para o alívio e a integração dos migrantes.