Também na Polónia, como em muitos países afectados pelo lockdown, a pandemia levou ao encerramento da maior parte das instalações de assistência social, com consequências dramáticas para os mais pobres.
Em Varsóvia, onde há mais de 10 anos Sant'Egidio leva ajuda alimentar aos sem-abrigo que vivem perto da estação ferroviária, em habitações precárias, casas abandonadas, parques, a distribuição de refeições na rua nunca parou.
Mas o método mudou, para evitar multidões: são distribuídas 700 embalagens por semana, contendo alimentos, máscaras, desinfectantes e uma ficha de informação de higiene para se proteger contra o coronavírus. O número de beneficiários aumentou, e entre eles há também pessoas que perderam o seu emprego, jovens e mulheres.
No início da difusão do Covid-19, foi também criado um mapa de solidariedade da cidade, incluindo muitos lugares periféricos e isolados, onde vivem famílias muito pobres e idosas, para as quais a Comunidade começou a levar alimentos e outras ajudas.
Além disso, foi activado um número de telefone de solidariedade ( 48798449840), que recebe diariamente numerosas comunicações de pobreza.
PARA AQUELES QUE QUEREM AJUDAR