Páscoa com os pobres marcada pela solidariedade: uma "volta ao mundo" com Sant'Egidio

Uma Páscoa em nome da solidariedade a que viveram nestes dias as Comunidades de Sant'Egidio no mundo: de Roma, Douala, nos Camarões, a Cuba, ao Paquistão, a criatividade do amor encontrou as maneiras de fazer chegar ajuda e uma atmosfera de festa aos mais pobres e aos sozinhos, que sofrem mais com o isolamento e a falta de recursos na época da pandemia.

A GALERIA DE FOTOS faz-nos quase dar a volta ao mundo

m Roma, o refeitório para os pobres de Via Dandolo, foram celebradas Páscoa e Pascoela com muitas pessoas, especialmente idosos e pessoas que vivem nas ruas. VÍDEO Mas também em outros bairros, como Esquilino, Prima Porta, Tor Bella Monaca, só para mencionar alguns, não faltaram ovos de Páscoa e um bom almoço para quem está sozinho ou mora na rua.

Em Génova, a Comunidade pendurou um dístico de felicitações para uma Feliz Páscoa aos idosos do lar de idosos Brignole RSA Castelletto. Maria Luisa tem 95 anos, com a voz embargada de emoção, ao telefone ela disse: "Fico tão feliz em saber que vós não se esquecem de nós. Isso me dá esperança!"

Em Nápoles, no dia da Páscoa, foi entregue uma refeição completa, máscaras e gel desinfectante para os desabrigados da cidade. Em Lucca, por outro lado, famílias e idosos em dificuldade receberam compras solidárias. Em Florença, presentes e um jantar na noite de Páscoa.

Mas também na Europa a solidariedade não parou. Na Bélgica, a Comunidade fez sacolas com ovos de Páscoa para levá-los a idosos, sem-abrigo e pessoas com deficiência.

Em Munique, na Alemanha, além de boa comida quente no refeitório dos pobres da Comunidade, todos receberam um presente com ovos de Páscoa, mas também desinfectantes, sabão e luvas.

Em Moscou, na Rússia, os ramos foram entregues como sinal de amizade e esperança para os idosos e os sem-abrigo.

Em Paris, França, no centro da cidade, foram entregues refeições e ovos de chocolate

Em Africa, nas cidades de Yaoundé os Camarões, no bairro Yopougon de Abidjan na Costa de Marfim, em Lomé no Togo, a Comunidade distribuiu refeições, máscaras para os idosos, sem-abrigo e crianças de rua.

Nos Estados Unidos, a Comunidade compartilhou sobremesas de festas, com pequenos almoços em San José, na Costa Rica, arroz com leite em San Salvador, paella em Havana, em Cuba.

Na Ásia, como no Paquistão, em Lahore, confecções de doces para os idosos do lar de Yohannabad, e em Manila, a ajuda atingiu algumas favelas muito pobres da megalópole.