Em Abidjan, muitos jovens se despediram de Laurent: "Em nome dele, o nosso compromisso com o futuro dos jovens na África"

Ontem, em Abidjan, havia muitos jovens, juntamente com a família e a Comunidade, reunidos em oração em torno do corpo de Laurent Bathélémy, o jovem de 14 anos que perdeu a vida no trem de pouso de um avião da Costa do Marfim para Paris.

Eles se juntaram n num abraço que, nas últimas semanas, uniu a Europa e a África: começou em Paris, onde os Jovens pela Paz acompanharam a partida do corpo de seu par e chegou a Abidjan, onde a Comunidade de Sant’Egidio de Abidjan realizou uma oração solene antes de o corpo partir para a sua aldeia, perto da cidade de Gagnoa, no interior do país, onde ele foi enterrado hoje.

A prestar homenagem a Laurent, que morreu na esperança de realizar o seu sonho, a Europa, além de Sant'Egidio e dos Jeunes pour la Paix, muitos dos seus colegas de escola e a sua família.

O Estado também quis estar presente com o Ministro dos Transportes e outros representantes do governo. Um sinal importante, uma primeira assunção de responsabilidade pelas autoridades políticas do país, que pode abrir um compromisso maior para os jovens marfinenses.

Após a oração, momentos de comoção para o último adeus a Laurent, mas a esperança de que esse drama possa levar a uma mudança de vida para muitos, conforme explicado pelo responsável da Comunidade, Georges Adon: “Continuaremos com ainda mais convicção, conferências com o tema 'Não desperdiçar a tua vida' nas escolas de Abidjan: a memória de Laurent compromete-nos a falar com os jovens, não apenas para explicar o quão perigosa é a adventura daqueles que tentam o caminho da imigração a todo custo, mas também para construir um futuro vivível e favorável aqui, em terra africana".