Domingo, 15 de Setembro, em Madrid, começa "Paz sem fronteiras", o encontro entre religiões e culturas pela paz.

Conferência de imprensa, notícias, como participar

Aumentam as adesões ao encontro internacional no "espírito de Assis": mais de 300 líderes das religiões mundiais em diálogo com as instituições e a cultura, milhares de participantes de toda a Europa dizem "não" às muitas guerras ainda em andamento e ao crescente clima de violência e racismo.

Conferência de imprensa
às 16h de sexta-feira 13 de Setembro
Hotel Santo Domingo, Calle San Bernardo 1


com o cardeal de Madrid, Carlo Osoro Sierra
e o presidente da Comunidade de Sant'Egidio Marco Impagliazzo


Do presidente da República Centro-Africana Touadéra ao rabino-chefe de Tel Aviv Meir Lau, até ao metropolita ortodoxo russo Hilarion e ao arcebispo de Bolonha Zuppi, as adesões a "Paz sem fronteiras", o encontro internacional promovido pela Comunidade de Sant'Egidio, em colaboração com a arquidiocese de Madrid, na capital espanhola, de 15 a 17 de Setembro. "Paz sem fronteiras", entre as maiores manifestações de paz a nível mundial, visa dar respostas concretas à paz e ao diálogo, não apenas em face das guerras existentes, mas também num clima de conflito permanente que atravessa as Sociedades europeias, a partir da violência da linguagem verbal e do ressurgimento do racismo e da xenofobia.

Renovando o "espírito de Assis" - como Sant'Egidio faz todos os anos, assumindo o legado da primeira grande Oração pela Paz, desejada por João Paulo II em Outubro de 1986 -, pretende-se fazer crescer aquela rede de diálogo, capaz no passado de realizar uma "paz preventiva" em muitos cantos do mundo e dissociar firmemente as religiões das guerras e de todas as formas de violência e de terrorismo.

Além da presença de centenas de autorizados representantes das religiões mundiais (cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e outras religiões asiáticas), de autoridades institucionais e do mundo da cultura, há uma grande adesão popular, com muitos participantes de toda a Europa, incluindo muitos jovens. O encontro "Paz sem fronteiras" contará com a presença do Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, o economista americano Jeffrey Sachs, o rabino-chefe deTel Aviv Meir Lau, o metropolita Ortodoxo Russo Hilarion, o reitor da Universidade de Al-Azhar, Mohammad Al-Mahrasawi, o fundador da Comunidade de Sant'Egidio, Andrea Riccardi, a ambientalista indiana Vandana Shiva, o deputado do parlamento europeu Pietro Bartolo , o presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Gualtiero Bassetti, e o arcebispo de Bolonha, Matteo Zuppi, que será criado cardeal pelo papa Francisco em 5 de Outubro.

Há dois momentos comuns: a inauguração às 18 horas de domingo, 15 de Setembro, no Palácio Municipal de Congressos e, no final, a oração pela paz com o apelo dos líderes das religiões, terça-feira, 17 de Setembro, às 20 horas na praça da Almudena.

Entre os temas dos aproximadamente trinta painéis programados - na segunda-feira, 16 de Setembro e na manhã do dia 17 -, além da paz e do diálogo ecuménico e inter-religioso, o desarmamento e a não-violência, as migrações, a economia, o desenvolvimento, a justiça social e uma atenção particular ao meio ambiente.

#peaceispossible #pazsinfronteras #madrid2019



O PROGRAMA

No site da Comunidade de Sant'Egidio serão transmitidos ao vivo: a assembleia de abertura, dos painéis e a cerimónia final no link https://preghieraperlapace.santegidio.org